domingo, maio 29, 2011

Um trecho de Nietzsche


Friedrich Nietzsche, filólogo e filósofo alemão do século XIX,  é uma das grandes vozes do ateísmo. Seus livros são fáceis de serem adquiridos e não são caros, mesmo para nossa realidade de leitores subdesenvolvidos. Dentre suas grandes obras, aponto A Gaia Ciência, Assim Falava Zaratustra e O Anticristo (apenas para matar sua curiosidade, esta última obra fala sobre Paulo de Tarso, o famoso São Paulo, responsável pela expansão inicial do cristianismo). A seguir, transcrevo um trecho de Assim Falava Zaratustra. Antes que você comece a ler, ressalto que é um livro difícil, denso.

Dos Sacerdotes

Um dia Zaratustra fez um sinal aos discípulos e falou-lhes assim:
"Olhai estes sacerdotes, conquanto sejam meus inimigos, passai por diante deles silenciosamente e com a espada embainhada.
Também entre eles há muitos heróis, muitos sofreram demais, por isso querem fazer sofrer os outros.
São maus inimigos: nada há mais vingativo do que a sua humildade. E quem os ataca, facilmente se macula.
O meu sangue é, porém, igual ao deles e eu quero que o meu sangue seja honrado até no deles".
Quando passaram, a dor embargou Zaratustra; depois de lutar uns momentos com a dor, começou a falar assim:
"Aqueles sacerdotes causam-me pena e são-me antipáticos, mas desde que estou entre os homens, isso é o que menos me importa.
Fizeram-me e fazem-me sofrer; vejo-os prisioneiros e marcados. Aquele a quem chamam o Salvador pôs-lhes as algemas.
As algemas dos valores falsos e das palavras ilusórias! Ai! Haja quem os salve do seu Salvador!
Quando o mar um dia os arrojou julgaram arribar a uma ilha, mas afinal deram com um monstro adormecido!
Falsos valores e palavras ilusórias: eis quais são para os mortais os monstros mais perigosos: neles dormite e aguarda largo tempo o destino.
Afinal desperta e devora aquele que nele se albergou.
Ó! Aquela luz artificial! Aquela atmosfera pesada! A alma ali não pode voar até a sua própria alma.
A sua crença ordena isto:'vós, pecadores, subi de joelhos as escadas'.
Em verdade, prefiro ver o impudico a esses olhos deslocados pela vergonha e pela devoção!
Quem, pois, criou semelhantes antros e semelhantes graus de penitência? Não eram os que queriam esconder-se e a quem o céu límpido ofendia?
E só quando o céu estiver límpido, olhe novamente através das abóbadas rendilhadas e contemple a erva e as vermelhas papoulas dos ruinosos muros. Só então inclinarei o meu coração novamente ante as moradias desse Deus.
Chamaram Deus ao que os contrariava e prejudicava e, na verdade havia na sua adoção muito heroísmo!
E não souberam amar ao seu Deus, senão crucificando o homem!
Pensaram viver como cadáver; amortalharam de negro os seus cadáveres e até nas suas palavras percebo o mau cheiro das câmaras mortuárias.
E o que habita junto deles, habita junto dos negros tanques onde se ouve cantar o sapo com doce melancolia.
Seria preciso entoar melhores cânticos para eu crer no seu Salvador; seria preciso que os seus discípulos tivessem mais aparência de redimidos.
Quereria vê-los nus: porque só a beleza devia pregar o arrependimento. Quem convencerá essa compunção mascarada?
Mesmo os salvadores desses homens não descendiam da liberdade e do sétimo céu da liberdade! Nunca andaram sobre as alfombras do conhecimento!
O espírito desses salvadores era todo vácuo e nesse vácuo tinham posto a sua loucura, o seu suprefaltas a que chamaram Deus.
O seu espírito estava mergulhado em piedade e quando se enchiam de piedade sempre sobrenadava uma grande loucura.
Ousadamente, lançavam o seu rebanho ao caminho dando gritos: como se não houvesse mais do que um caminho que fosse dar ao futuro! Em verdade, esses pastores também formavam parte das ovelhas.
Tais pastores tinham espírito pequeno e almas grandes sensitivas, mas, meus irmãos, quão pequenas foram até agora as almas sensitivas, mesmo as maiores!
No caminho que trilharam escreviam sinais de sangue e a sua loucura ensinava que com o sangue se dá testemunho da verdade.
O sangue, porém, é o pior testemunho da verdade; o sangue envenena a doutrina mais pura e muda-a em loucura e ódio dos corações.
E quando alguém atravesse o fogo pela sua doutrina, isso que prova? Coisa muito divina é quando do próprio incêndio surge a própria doutrina.
O coração ardente e a cabeça fria: quando essas duas coisas se reúnem, nasce o torvelinho, o 'Salvador'.
Em verdade, houve nascidos melhores e maiores do que aqueles a que o povo chama salvadores, esses arrebatadores torvelinhos. E é mister, meus irmãos, que sejais salvos por outros maiores ainda do que todos os salvadores, se quereis encontrar o caminho da liberdade.
Nunca houve um Super-homem. Tenho visto a nu todos os homens, o maior e o menor.
Parecem-se ainda demais uns com os outros: até o maior era demasiado humano".
Assim falava Zaratustra.

0 comentários:

Postar um comentário